quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Detalhes das coleções e desfiles FASHION RIO - OUTONO/INVERNO 2012 - de Alexandre Herchcovitch, Acquastudio, Patachou, Alessa, Cantão.

Alexandre Herchcovitch


Direção criativa: Alexandre Herchcovitch

Styling: Mauricio Ianes
Beleza: Robert Estevão
Inspirações: O clima jovem e fresco dos artistas novaiorquinos dos anos 80; a vanguarda cultural e estética da época.
Cores: Verdes, azuis, vermelho, laranja, camelo, cinza mescla, preto, marinho e offwhite. Na estamparia, o camuflado e o “respingado” dão o charme artsy extra à coleção.
Formas: Releitura dos anos 80, com adaptações para a época atual. É um olhar dos anos 80 sem o filtro do exagero. Há um contraste entre peças amplas e secas, soltas e estruturadas. A linha feminina ainda ganha alguns contornos da estética da lingerie, uma referência sempre presente nas coleções assinadas por Alexandre Herchcovicth.
Materiais: A marca Herchcovitch tem no denin sua principal matéria-prima. Ele aparece em diversas lavagens, claras e escuras, e também com pinceladas e respingos de tinta, ótimos momentos da coleção, que remetem às roupas dos artistas nos ateliês. Outro material usado é o pelo falso de carneiro, que forra corsets e jaquetas. Quem lembra da febre das jaquetas de couro ou veludo com forro de pelo de carneiro nos anos 80?
Novidades: Nesta coleção, a grife lança sua parceria com a MCD, marca de surf que resultou na criação de pranchas de surf e skate com a assinatura de Alexandre. 
Highlights: Desde que começou a desfilar também na temporada de Nova York, Alexandre passou a visitar a cidade com cada vez mais frequência. Se ainda hoje, em meio a crise e a concorrência com outras metrópoles, Nova York já é um vento fresco tamanho, dá para imaginar o quanto essa cidade ferveu nos anos 70e 80. Herchcovitch mirou nos 80´s, mas, como sempre faz, passou longe do movimento óbvio. Não olhou para a moda e sim para a arte, para a vanguarda cultural e estética de um Soho que começava a borbulhar liberdade e criatividade. Com inteligência, ele conseguiu desdobrar essas referências e, melhor ainda, simplifica-las em peças descomplicadas (jaquetas, calças, vestidos, camisetas prontas para usar) mostrando que uma coleção comercial, focada no jeans, pode ter um pensamento por trás e, principalmente, a identidade do estilista, que aparece em cada costura, em cada recorte.


http://gnt.globo.com/moda/desfiles/Desfile-Herchcovitch-no-Fashion-Rio--inverno-2012-.shtml

Acquastudio

Direção criativa: Esther Bauman
Styling:  Flavia Pommianosky
Beleza: Robert Estevão 
Inspirações: Reinterpretações dos anos 40 e 50 
Cores: A Aquastudio seguiu duas linhas de escolha de cores: invernais em sua maioria (azul fechado, vinho, cobre e outros metalizados) e, para provocar alguns “pontos de luz”, cores de verão como o rosa, o bege e alguns detalhes cítricos nos bordados.
Formas: Formas estreitas em looks estruturados, principalmente. Cinturas altas, saias abaixo do joelho, pouco volume. Mangas curtas ou médias. A finalização dos materiais leves (laminando por cima com uma espécie de resina) diminuía, intencionalmente, os volumes, para que tudo ficasse alinhado e quase geométrico, ou futurista.
Materiais:  Tecidos sólidos, como o algodão, o cetim, e o sintético “cyber” (espécie de imitação de couro) vieram combinados com os levíssimos tules e organza.
Highlights:  A escolha dos materiais e o modo como a estilista trabalhou com eles é o grande ponto da coleção. Se nas modelagens Esther quis manter rigidamente os padrões de elegância dos anos 40 e 50, nos materiais a criação foi bastante experimental e artesanal (peças trabalhadas manualmente, inclusive). Para recriar a textura, foram feitas aplicações, bordados e laminados sobre as transparências. Destaque para o vestido longo que vem com camadas de laminados em tie-dye. “Queria que as pessoas vissem as texturas de perto”, foi o recado que a estilista deu ao FFW antes de entrar na passarela. Caprichem no zoom!


http://gnt.globo.com/moda/desfiles/Desfile-Acquastudio-no-Fashion-Rio--inverno-2012-.shtml

Patachou


Direção: Ruy Furtado
Estilo: Érika Frade
Styling: Pedro Sales
Beleza: Robert Estevão
Inspirações: O Oriente.
Cores: Tons terrosos, amarelos, laranjas, vinhos e pretos, tudo permeado por muito dourado.
Formas: Variadas, ora com cinturas marcadas por reinterpretações do obis (o “cinto” das vestimentas tradicionais japonesas), ora alongadas, ora marcadas por volumosos pregueados.
Materiais: Tecidos com brilho como o jacquard de seda, lurex, linho encerado e cetim de seda.
Highlights: Olhando para o Oriente, em especial a cultura e as vestimentas típicas do Japão, a Patachou se permitiu apresentar uma coleção com muitas experimentações misturadas a sua proposta mais comercial. Desse exercício de formas, texturas e sobreposições, sobressaem as peças que se apropriam de elementos orientais como a frente transpassada e os volumes localizados – mas de uma forma menos literal.


http://gnt.globo.com/moda/desfiles/Desfile-Patachou-no-Fashion-Rio--inverno-2012-.shtml

Alessa


Direção criativa: Alessa/ Dreamaholic
Styling:  Daniel Ueda
Beleza: Robert Estevão
Inspirações: Elementos orientais, como o tapete persa.
Cores: Vermelho, laranja, amarelo e marrom, em tons pouco saturados, menos vivos.
Formas: Fluidez, modelos que se formam no corpo, uso da técnica moulage.
Materiais: Crepe de seda, tricô, algodão, jacquard.
Highlights: As estampas criadas foram feitas a partir de fotografias de tapetes persas em alta resolução.  A mistura dessas padronagens orientais com elementos naturais brasileiros cria formas que informam muito sobre a identidade tropical. O que é uma vantagem pra nossa moda. “Quando viajo, procuro não me contaminar muito com informações visuais de fora do Brasil”.

video Desfile


Cantão

Direção criativa: Lanza Manzza
Direção do desfile e Cenografia: Zee Nunes
Styling: Pedro Salles
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Max Blum
Inspirações: Conforto, sensações, “perceber o mundo de fora e o de dentro”; casulo, metamorfose, transformações
Cores: Off white, verde, amarelo, vermelho, azul, cinza e preto
Formas: Partindo da ideia do casulo, a coleção investe em formas arredondadas e casacos-mantôs em tricô, em versões mais curtas e compridas, que são a pura tradução de um inverno acolhedor. Meias e blusas de lã texturizada têm efeito segunda pele e servem de base para vestidos, jaquetas, casacos, salopetes e saias. Calças, saias, salopetes e vestidos têm estrutura despojada, ora mais amplos, ora mais próximos do corpo, sempre englobando a ideia de conforto.
Materiais: Gaze de linho, seda bordada, tweed de lã, malha mescla, couro, tricô de linho, tricô de seda rústica e lã texturizada
Highlights: Em sua última coleção, de Verão 2012, a Cantão apareceu mais solar, fresca e colorida. Nesta, que acaba de ser apresentada no Fashion Rio, ela está mais introspectiva e escura. Porém uma linha muito bem definida vem unindo com cada vez mais força as coleções da marca. É um certo despojamento, uma atmosfera “easy going” e relax, que faz a gente ter vontade de usar aquela roupa em qualquer estação, tiradas ali da passarela mesmo. O Inverno da Cantão também tem essa preocupação com o conforto e fala de abrigo e proteção. “Faço roupa para quem valoriza o ‘se sentir bem’”, diz Lanza Manzza, antes do desfile. A grife também tem uma equipe de criação antenada, que abastece o guarda-roupa de muitas jovens descoladas do Rio. Vale mencionar o ótimo styling de Pedro Salles e a sacada da polaina de tricô caindo por cima da bota amarrada que pontua os looks. O ponto alto vai para as peças com shape casulo, mas a visão de Aline Webber, Lady in Red, inteira de vermelho também é de tirar o fôlego.

Desfile

Nenhum comentário:

Postar um comentário